A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) anunciou nesta segunda-feira (30) que doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 estão sendo liberadas para a rede privada de clínicas em todo o país. A medida ocorre após o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin), que impossibilitava a oferta do imunizante para a rede privada.
Por isso, agora, de acordo com a associação, cerca de 02 milhões de doses da vacina já estão disponíveis para faturamento. “Isso começou semana passada. Então algumas clínicas começaram a receber esta semana”, dise Geraldo Barbosa, presidente da ABCVAC. Ele explica que o imunizante tem a mesma tecnologia da vacina dada na rede pública (a da Fiocruz), mas que a versão da rede privada é importada diretamente da fabricante britânica.
Por isso, o preço estimado pela associação gira em torno de R$300 e R$350. No cálculo, incluem custos com logística, armazenamento e variação por região. Ainda segundo a ABCVAC a ideia é que a vacina não seja de busca espontânea, ou seja, cada paciente deve entrar em contato com sua clínica de confiança, se informar e fazer uma agendamento conforme a disponibilidade de doses, pois os frascos após abertos tem 48 horas de validade.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.