Prêmio Braskem de Teatro. Foto: Divulgação.

Na noite da última quarta-feira (29), aconteceu a cerimônia de premiação da 29ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, no Teatro Sesc Casa do Comércio, Salvador. O evento intitulado “Afeto, um Auto de Amor ao Teatro”, celebrou o teatro abaiano e homenageou todas as edições da iniciativa. O troféu de Direção foi para Cássia Valle, Leno Sacramento e Valdinéia Soriano por “2 de Julho – A Resistência Cabocla”. Já Gildon Oliveira venceu a categoria Texto por “Cintilante” e “Aviamento”. Na categoria Melhor Ator, José Carlos Júnior recebeu a estatueta pela sua desenvoltura na peça “A Arte da Comédia”, enquanto Manu Santiago foi eleita Melhor Atriz por “O Rabo e a Porca”.

O troféu Revelação desta edição foi para Veridiana Andrade, pela atuação em “Maldita Seja”. Na Categoria Especial, pela cenografia e iluminação de “Adelino”, Gilsérgio Botelho. Na categoria Performance, “Peito Aberto”, de Erick Israel, foi premiado. “O Rabo e a Porca” foi o melhor Espetáculo Adulto, e Adelino o ganhador do Infantojuvenil. Os vencedores receberam R$ 30 mil para os melhores espetáculos Adulto e Infantojuvenil e os demais R$ 5 mil cada, além dos troféus. “Esta foi uma noite gloriosa, de muitas trocas e aprendizados. O Prêmio Braskem de Teatro é um instrumento de valorização do fazer teatral e oportuniza grandes artistas, de toda a Bahia, o reconhecimento do seu trabalho. Celebramos este grande dia com criticidade, mas com muita diversão”, destacou Andrezão Simões, responsável pela direção do espetáculo da cerimônia.

Nesta edição, os premiados foram escolhidos pela Comissão Julgadora, composta pelo ator e jornalista Arlon Souza; pelo artista, pesquisador, produtor e gestor cultural Chicco Assis; pela atriz e gestora cultural Gabriela Sanddyego; pela atriz e doutora em Artes Cênicas, Mônica Santana, e pelo ator e diretor João Guisande. “O teatro é feito por encontros e estamos muitos felizes de estarmos representando o interior. Vamos continuar lutando e ampliando o teatro da Bahia como um todo. Estamos juntos e vamos continuar juntos”, disse o ator Ricardo Fraga, premiado com o Espetáculo Infantojuvenil, Adelino.

Prêmio Braskem de Teatro. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook  InstagramLinkedIn e Spotify.