No mês de janeiro, o comércio varejista expandiu suas vendas em 5,2% na Bahia, frente ao mês anterior. Em comparação ao ano passado, as vendas no varejo baiano mantiveram o ritmo de crescimento e apresentaram variação positiva de 2,5%, sendo o melhor resultado apresentado desde 2014 (9,6%). Em âmbito nacional, os negócios registraram crescimento de 3,8%.
Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.
De acordo com o levantamento, cinco dos oito segmentos do setor registraram um crescimento expressivo. O avanço nas vendas foi verificado nos segmentos de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,9%), Livros, jornais, revistas e papelaria (36,3%), Combustíveis e lubrificantes (19,2%), Tecidos, vestuário e calçados (11,4%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,5%).
O que pode ter impulsionado a expansão das vendas no setor varejista foi a retomada do auxílio emergencial, além da situação mais favorável do mercado de trabalho, apesar das incertezas ainda persistirem, devido à inflação e ao endividamento das famílias.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.