Varejo registra crescimento
Compras no shopping. Foto: Unsplash.

As vendas do comércio varejista na Bahia cresceram 0,8% em agosto de 2025 em relação a julho, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Frente a agosto de 2024, o aumento foi de 0,9%.

Apesar da alta, o resultado indica estabilidade. A SEI aponta que o movimento reflete uma “acomodação da atividade”, já sinalizada pela queda de 0,3% na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em agosto.

O consumo tem sido impactado pelo endividamento crescente. Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostram que o percentual de famílias baianas com contas em atraso subiu de 69,7% para 71,3% entre julho e agosto.

Entre os segmentos com melhor desempenho anual estão Artigos farmacêuticos e de perfumaria, com alta de 11,4%, e combustíveis e lubrificantes, com aumento de 4,4%. Já no varejo ampliado, que inclui material de construção, houve leve alta mensal de 1,0%, mas queda de 1,4% na comparação com o ano anterior.

A retração foi puxada principalmente pelo atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve redução de 14,4% nas vendas. O Material de construção também apresentou leve queda (-0,5%), enquanto o segmento de veículos, motocicletas, partes e peças manteve crescimento moderado de 1,7%, abaixo dos 4,0% registrados em julho.

Foto: Arisson Marinho/AGECOM
IBGE. Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify