Ventilador pulmonar da NASA. Foto: Reprodução.

O primeiro ventilador pulmonar projetado pela NASA a ser homologado no mundo, está pronto para ser replicado em escala industrial. O aparelho, chamado de VITAL, lançado nesta segunda-feira (24), será produzido pela indústria de equipamentos médicos Russer, depois de passar por adaptações no Senai Cimatec

A homologação da Anvisa foi obtida na última semana e a Russer deve produzir um primeiro lote de 300 aparelhos, cada um custando R$ 59 mil. A empresa é responsável por toda a cadeia de suprimentos, fabricação, montagem e comercialização final dos respiradores. 

A NASA realizou chamada pública para licenciar a tecnologia e atraiu 331 empresas do planeta e 30 do Brasil. Do total, 28 foram selecionadas – 09 delas dos EUA e 02 no Brasil (Cimatec e Russer) – para desenvolver e fabricar o produto. 

A agência norte-americana liberou a patente do equipamento durante a pandemia, dispensando os royalties. Um dos objetivos do Senai Cimatec será arrecadar recursos de instituições e empresas para produzir e doar cerca de 50 ventiladores para os estados e os municípios brasileiros.

Ventilador pulmonar da NASA. Foto: Reprodução.