Neste sábado (21), às 06h20, o verão começou no Brasil e em todo Hemisfério Sul, que passarão a ter dias mais longos, noites mais curtas e temperaturas elevadas. Segundo o Prognóstico Climático de Verão, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta estação o fenômeno La Niña, que costuma causar fortes chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e secas no Sul, terá duração mais curta. De acordo com a meteorologista da entidade, Maytê Coutinho, as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país. A região Norte é exceção porque haverá predomínio de chuvas acima da média.
No Nordeste, o total de chuvas entre janeiro e março deverá ser menor e nas regiões Centro-Oeste e Sudeste elas devem ficar entre o normal e abaixo da média. Apesar da previsão, o noroeste da Região Nordeste pode receber chuvas mais volumosas em alguns períodos durante o verão, podendo atingir a média em certas localidades.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify