A sexta edição do Rede Capoeira, um dos eventos de capoeira mais aguardados, acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro, no Doca 1, no Comércio. Com entrada gratuita, a programação do evento será composta de atividades diversas, com palestras, painéis, diálogos culturais, oficinas, rodas de capoeira e samba, contação de histórias com griôs e shows. Na ocasião, 10 mestres e mestras receberão os títulos de heróis e heroínas populares.
Nesta edição, dez nomes serão homenageados com o Troféu Sankofa, são eles: Mestre Nô, Mestre Virgílio da Fazenda Grande, Mestre Baiano, Mestre Fernando e Mestre Boa Gente; além deles, o troféu será entregue a sambadeira Dona Santinha e o Mestre Walmir Lima, integrante da “primeira geração” do samba de Salvador; Mateus Aleluia, grande símbolo de resistência e sabedoria; a passista de frevo mais antiga do país e dona do título de Patrimônio Vivo do Recife, Zenaide Bezerra; e o o cordelista e repentista nordestino Mestre Bule-Bule.
O VI Rede Capoeira, realizado pelo Projeto Mandinga com patrocínio do Instituto Cultural Vale, observou um número surpreeendente de interessados nas oficinas do evento e reafirma a intenção de abrir novas vagas e horários. “Aconteceu o mesmo com as oficinas de Maculelê, Frevo, o que para nós é uma grande alegria uma vez que, nesta edição, estamos abraçando outras linguagens e manifestações artístico-culturais de matriz africana que dialogam com a capoeira e merecem respeito pela enorme contribuição que deram e continuam dando, tanto no Brasil quanto no mundo, como o Samba, Frevo, Maculelê e Repente”, realça Mestre Sabiá, idealizador e coordenador do evento.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify