Duda Mendonça. Foto: Reprodução.

Localizado na região do Detran, nas proximidades do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, a Prefeitura de Salvador inaugurou o Viaduto Duda Mendonça. O equipamento visa facilitar o retorno para a Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM). Com um investimento de R$50,7 milhões, a construção vai beneficiar os motoristas que transitam pelas avenidas Tancredo Neves ou Paralela e desejam acessar a Av. ACM. A obra foi anunciada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), em 2024, e foi finalizada em 14 meses.

O objetivo é reduzir congestionamentos e ampliar a mobilidade na região, por onde passam sete de cada dez ônibus e cerca de 30% da frota de 1,2 milhão de veículos da capital baiana. A estimativa é que, com a intervenção, haja uma economia média de quase seis horas por mês no tempo de deslocamento neste trecho da cidade. A obra recebeu um projeto paisagístico com plantio de 8,4 mil metros quadrados de grama esmeralda e de 130 árvores, incluindo variações de ipês.

Antes, motoristas que trafegavam pela Av. ACM no sentido Retiro e precisavam retornar para a região do Shopping da Bahia eram obrigados a seguir até a Rótula do Abacaxi e acessar o retorno próximo à Estação Acesso Norte. Essa configuração gerava retenções significativas, já que a área concentra fluxos vindos das avenidas Bonocô, Barros Reis, Heitor Dias e do Shopping Bela Vista. Com o novo viaduto, os condutores, agora, podem realizar o retorno antes do acesso à Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), facilitando a circulação e reduzindo o tempo de deslocamento.

O nome foi sugerido pelo vereador Daniel Alves (PSDB) e aprovado pelo prefeito Bruno Reis. O marqueteiro baiano, falecido em 2021, teve sua vida profissional marcada por liderar grandes e vitoriosas campanhas eleitorais no Brasil. Duda Mendonça é considerado um ícone da publicidade, e um dos nomes mais importantes do marketing político nacional. Além da atuação na política, também teve uma carreira marcante no marketing empresarial e esportivo, deixando um legado na comunicação estratégica.

“Para a gente, é como uma troca. Eu acho que meu pai, no seu trabalho, na sua obra, sempre procurou enaltecer as crenças e beleza de Salvador. Ele sempre procurou promover essa cidade. Então, quando no aniversário da cidade o prefeito Bruno Reis propõe essa homenagem para ele, para a gente da família soa como uma justa troca. Meu pai dedicou a vida dele para o trabalho e para enaltecer essa cidade e agora vem um reconhecimento póstumo. Então, para a gente, é muita emoção receber essa homenagem dando nome a esse equipamento tão importante”, disse Alexandre Mendonça, empresário, publicitário e filho de Duda Mendonça.

Viaduto Duda Mendonça. Foto: Betto Jr./ Secom PMS
Viaduto Duda Mendonça. Foto: Betto Jr./ Secom PMS

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify