No próximo domingo (22), a jovem violoncelista baiana Pillar Gisele sobe ao palco do Prelúdio, exibido pela TV Cultura. No violoncelo, ela tocará a Rapisódia Húngara, Op. 68, Compositor: D. Popper, Movimento: Completa. Apresentado pelo maestro Júlio Medaglia e por Roberta Martinelli, o programa vai ao ar às 16h, também na Rádio Cultura. Na dinâmica do televisivo, jovens instrumentistas (de até 25 anos) e cantores (de até 28 anos) competem pela chance de ganhar uma bolsa de estudos na Hungria, em um formato que une a música clássica ao tradicional show de calouros.
Aos 20 anos, Pillar Gisele iniciou sua trajetória na música no NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis da Bahia), participou da Orquestra Infantil da Bahia e Orquestra Jovem da Bahia onde, em 2018, fez uma turnê europeia como chefe da seção de violoncelos. As apresentações passaram por Itália, Suíça e França, em grandes salas de concerto como Phillarmonie de Paris, com a participação da pianista Marta Argerich. Em 2021, a violoncelista participou do Festival de Cello de Ouro Branco, em Minas Gerais, e do Festival AIM Ilumina.
Na sexta eliminatória, Pillar Gisele disputa duas vagas na semifinal do Prelúdio com os paulistas Guilherme Frazatto, no piano, e Gabriela Fiorini, na flauta, além do carioca Ricardo Gaio, na voz. O júri especializado que avaliará os quatro candidatos é composto pelo pianista Antonio Vaz Lemes, a maestra Alba Bomfim, Yara Caznok, mestre em Psicologia especializada em percepção musical, e Irineu Franco Perpétuo, jornalista e crítico musical. Dos 16 musicistas que iniciaram o programa, apenas quatro estarão na grande final, dia 25 de novembro, na Sala São Paulo.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.