Ministro Vital do Rêgo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Ministro Vital do Rêgo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O ministro Vital do Rêgo foi empossado como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira (11), substituindo Bruno Dantas. Vital e seu vice, o ministro Jorge Oliveira, foram eleitos por unanimidade no dia 4 de dezembro. O mandato terá duração de um ano, com a possibilidade de reeleição.

Em seu discurso de posse, Vital do Rêgo afirmou que dará sequência ao uso de tecnologias de ponta, citando uma série de ferramentas já adotadas para a análise de dados públicos em qualquer localidade do país. Vital também enfatizou o compromisso de cumprir a missão do órgão, promovendo sua autonomia e independência. “Estou animado e motivado para dar continuidade [ao que vemos implementando], e com a oportunidade de contribuir para construção de uma casa cada vez mais eficiente, justa e democrática”, disse.

O presidente empossado do Tribunal discursou sobre a busca por colaborações diretas do contribuinte, para que o cidadão se sinta motivado a ser um auditor social. Com relação às contas públicas e a relação fiscal do Estado, afirmou que continuará sendo rigoroso. “As reformas estruturais todas, nós apoiaremos, porque somente assim vamos diminuir a profunda desigualdade do povo brasileiro”, afirmou.

Vital do Rêgo. Foto:
Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Vital do Rêgo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify