Nesta quinta-feira (26), o Grupo A TARDE e o Anota Bahia promoveram mais uma série de encontros empresariais com foco em temas de relevância na atualidade. O Bahia Meeting Saúde aconteceu no Bistrot Trapiche Adega, em Salvador, e reuniu representantes da medicina, empresários, CEOs e outros agentes do setor, discutindo o tema “O panorama da saúde na Bahia nos próximos 10 anos”.
Na ocasião, o jornalista Vitor Evangelista, fundador da Espresso News, newsletter gratuita que reúne o resumo das principais informações ocorridas pelo mundo, foi o mediador dos debates que aconteceram no palco do evento. Em sua fala de abertura, ele trouxe uma reflexão sobre a história da saúde, atravessando pela “1ª era”, que durou mais de 2 mil anos e simbolizada por Hipócrates, considerado pai da medicina, com conclusões baseadas na observação direta e que as doenças eram causadas pela natureza.
Em seguida, abordou a “2ª era”, em meados do século XIX, quando aconteceu um maior desenvolvimento dos antibióticos, dos aspectos sanitários e uma maior erradicação das doenças infectocontagiosas. Logo depois, o jornalista destaca a atual “3ª era” da saúde, na qual ele classifica que a concepção do cuidado vem se tornando muito mais voltado para a prevenção, ao invés dos tratamentos tardios.
“Uma ideia de saúde que entrelaça não só as questões físicas, mas emocionais, as questões mentais, cognitivas. Uma medicina preventiva que tem como aliado exercício físico, sono, alimentação – de que Hipócrates já falava – e as novas tecnologias como a própria inteligência artificial. Tudo voltado para o envelhecer com mais qualidade de vida”, declarou Vitor Evangelista.
O Bahia Meeting Saúde é uma realização do Grupo A TARDE com o Anota Bahia e apoio de: AHSEB, Breton, CBDMed Brazil, Gráfico Empreendimentos, Omane Personal Medicine, Sabin Diagnóstico e Saúde, SASI (Serviço de Anestesia Santa Izabel), Singular Pharma, UNIFACS/Inspirali e Uroclínica da Bahia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify