Vitor Lobo. Foto: Gabriel Alencar/Anota Bahia

Vitor Lobo, presidente da AATAMED (Associação de Apoio ao Tratamento com Canabinoides), destacou o pioneirismo e os avanços da associação no uso medicinal da Cannabis durante o Bahia Meeting Saúde, promovido pelo Grupo A TARDE e Anota Bahia. Lobo relembrou a trajetória da AATAMED, a primeira associação brasileira dedicada ao tratamento, estudo e pesquisa científica com canabinoides, que há cinco anos introduziu o uso da Cannabis para tratar crianças com microcefalia, alcançando resultados significativos como a redução de espasmos de 148 para 8 por dia.

Lobo compartilhou o projeto da associação, que visa facilitar o acesso de pacientes que não têm condições financeiras de arcar com os custos de importação dos produtos. “Eu desenvolvi um projeto no qual os associados que podem comprar ajudam aqueles que não podem arcar com os custos de importação, por exemplo. Fornecemos para aquelas pessoas que não têm condição de comprar. E quem pode comprar tem um desconto para importar, com liberação da justiça para importar em lote, conseguindo preços duas, três vezes mais baratos que o de farmácia,” explicou o presidente.

Além de oferecer suporte financeiro, a AATAMED trabalha ativamente para democratizar o acesso à Cannabis medicinal e está empenhada em sensibilizar o governo e as autoridades políticas sobre o potencial do Brasil na produção de Cannabis. “O Brasil, com seu potencial agrícola, tem o maior potencial do mundo para montar uma base de Cannabis e se tornar um dos maiores produtores do mundo, tratando a população inteira aqui a preços baratíssimos,” ressaltou Lobo. Ele enfatizou que seu objetivo como presidente da ONG é facilitar a entrada da Cannabis no país e garantir que mais pessoas tenham acesso ao tratamento.

O evento destacou a importância de trazer à tona discussões sobre os benefícios da Cannabis medicinal, especialmente em um contexto de inovação na saúde, como ressaltado por diversos participantes. O Bahia Meeting Saúde é uma realização do Grupo A TARDE com o Anota Bahia e apoio de: AHSEB, Breton, CBDMed Brazil, Gráfico Empreendimentos, Omane Personal Medicine, Sabin Diagnóstico e Saúde, SASI (Serviço de Anestesia Santa Izabel), Singular Pharma, UNIFACS/Inspirali e Uroclínica da Bahia.

Vitor Lobo e Flávia Badaró. Foto: Gabriel Alencar

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook,  Instagram, LinkedIn e Spotify