Nesta quarta-feira (25), será concluída e apresentada a Fase Arquidiocesana do processo que pode fazer da Serva de Deus Madre Vitória da Encarnação a nova santa da Igreja Católica Apostólica Romana, nascida em Salvador. A sessão solene vai acontecer no Convento do Desterro – local onde a religiosa viveu e morreu – e será presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha e pelo postulador da Causa, frei Jociel Gomes. Após o fechamento desta fase, a documentação e os testemunhos serão enviados ao Dicastério da Causa dos Santos, na Santa Sé, Itália, para serem analisados por um tribunal.
Nascida em 06 de março de 1991, Madre Vitória se destacou pela prática das virtudes evangélicas em especial a da fé e da caridade. Durante sua vida, era amiga dos mais pobres e escravizados do seu tempo, ficando conhecida pelos enormes sacrifícios de penitência galgando uma sólida vida espiritual e autocontrole. Além disso, possuía habilidades de revelação e profecia, conseguindo localizar pessoas desaparecidas e prever eventos futuros. A religiosa soteropolitana faleceu em 19 de julho de 1715, também na capital baiana.
“O testemunho da madre Vitória da Encarnação serve de estímulo e exemplo para que todo o povo de Deus seja santo, e quem recebe uma vocação, como recebeu a madre Vitória, à vida consagrada é chamado hoje a ser sinal, a ser testemunho para todos nós”, afirmou o Cardeal Dom Sergio da Rocha na Santa Missa pelos 309 anos da morte da Serva de Deus Vitória da Encarnação, que aconteceu em julho deste ano.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify