
Entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho, os cinemas do Brasil arrecadaram mais R$ 1,2 bilhão com a venda de ingressos — um crescimento de 12% na renda em comparação ao mesmo período de 2024. Os dados são do site Filme B. Nesta sexta-feira (11), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, celebrou o retorno em massa dos brasileiros aos cinemas, ressaltando o poder da arte em furar bolhas. “É para a gente ficar alegre e festejar isso sim, porque essa é a conquista do cinema brasileiro”, disse.
Apesar de terem sido lançados no ano passado, as produções nacionais ‘Ainda Estou Aqui’ e ‘O auto da Compadecida 2’ figuraram na lista dos dez filmes mais vistos no período. ‘Vitória’ e ‘Homem com H’ também propulsaram o desempenho dos filmes brasileiros. No geral, os filmes que mais contribuíram para os números do primeiro semestre foram: ‘Lilo & Stitch’, com 9,7 milhões de ingressos e acumulado de R$ 200 milhões; ‘Como treinar o seu dragão’, com mais de quatro milhões de espectadores; e ‘Um filme Minecraft’, com cinco milhões de ingressos.
“É pra gente festejar, nós estamos trabalhando justamente para isso e a gente vê que o povo brasileiro ama a sua cultura. A gente precisa ter oportunidade de ver a nossa produção nacional cada vez com mais destaque e é por isso que nós estamos defendendo aí essa questão do VoD12. Todo mundo aí vendo o que é, porque a gente precisa que as plataformas também deem a sua contribuição para fortalecer o nosso cinema nacional, nossa produção nacional tão maravilhosa. Viva o cinema brasileiro”, destacou Margareth.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify