A Vogue Brasil listou cinco marcas da Bahia que têm feito sucesso no cenário de moda do país, com criações autorais e que são feitas por empreendedores de talento. A publicação diz que são nomes para conhecer, apoiar e consumir. Confira:
Adriana Meira: natural de Brumado, no sertão da Bahia, e radicada em São Paulo, Adriana Meira é uma estilista-artista – ela desenvolve peças sob medida que contam a história de quem as usa através de um belíssimo trabalho de aplicações. As suas roupas levam no mínimo 15 dias para ficarem prontas.
Jeane Gubert: Jeane começou a carreira desenhando e produzindo figurinos para artistas que foram surgindo na cena de Salvador, sua cidade natal, e clientes em busca de moda local e autoral. Há 15 anos comanda seu atelier.
KelbaDeLuxe: arquiteta de formação, Kelba Varjão fundou sua marca homônima de acessórios em 2003. A designer cria bijoux statement: seus maxicolares, por exemplo, tem bordados de guipir, cristais, muranos, pedras naturais como turquesa e corais e conchas.
Preta Brasil: “Criamos roupas para mulheres reais”, é como a soteropolitana Luana Bomfim define a Preta Brasil, marca que fundou em 2005. Após cinco anos trabalhando no Polo Petroquímico de Camaçari, ela decidiu entrar no mundo da moda por meio de adornos de madeira de inspiração africana e indígena.
Ateliê Mão de Mãe: especialista em criar peças de crochê coloridas e modernas, o espaço nasceu quando uma artesã que sonhava ter sua marca própria e seu filho resolveram se juntar. Comandada por Vinicius e Luciene Santana, a label mistura conchas, franjas e padronagens geométricas.