No dia 29 de junho, das 19h às 20h, acontecerá o Workshop gratuito e virtual “Solidões Povoadas: Robinson Crusoé e Dom Quixote”, sobre solidão em tempos de pandemia. Baseado em Nietzsche e Deleuze, o workshop explorará a as ressonâncias entre a Filosofia e a Literatura, passando por Cervantes e Michel Tournier.
“O Dom Quixote, uma literatura que há séculos segue viva, não pelo fato do personagem encenar uma figura exótica do homem louco, mas por mostrar uma forma de enfrentar a solidão de maneira intensa, aprofundando-se em si mesmo. O mesmo com o personagem Robinson Crusoé, do romance escrito pelo autor inglês Daniel Defoe, que aproveita a condição de náufrago para experimentar novos modos de vida”, explica o filósofo Luame Cerqueira, que comandará o evento organizado pelo Instituto Cervantes de Salvador e do Recife, em conjunto com a Aliança Francesa do Recife.
Luame Cerqueira é doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, especialista no estudo da filosofia e sua relação com as mais diversas formas de expressões artísticas.