X, antigo Twitter. Foto: Getty Images.

Na noite da última quarta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou Elon Musk – dono do X, da SpaceX e Tesla – a indicar um representante legal da empresa no Brasil, em 24 horas. Em casa de descumprimento da medida, o X – antigo Twitter – pode ser suspenso do país. O anúncio foi feito utilizando a própria rede social em questão.

Com a medida, Moraes busca o cumprimento de suas decisões que determinaram o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (PL-ES) e de outros investigados que, segundo o gabinete do ministro, não foram cumpridos. Após os episódios, o ministro aumentou a multa diária aplicada contra a rede social de R$ 50 mil para R$ 200 mil, e informou que um novo descumprimento poderia configurar crime de desobediência pelo representante legal da empresa no Brasil.

Como consequência, no dia 18 de agosto, Elon Musk fechou o escritório do X e encerrou os contratos no país. Vale ressaltar, que o site só bloqueado na China, Coreia do Norte, Irã, Rússia, Turcomenistão, Mianmar e Venezuela.

Elon Musk e Alexandre de Moraes. Fotos: Getty Images/Rosinei Coutinho

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify