Na folia deste ano, aconteceu um intercâmbio cultural na capital baiana, devido a presença do Camarote Casa de Gana no Pelourinho, durante o Carnaval de Salvador. Além deste espaço, a Embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia, e duas dançarinas do grupo Samba Ghana participaram do bloco afro Muzenza, no desfile realizado na última terça-feira (13), no Circuito Osmar (Campo Grande). Ângela Guimarães, titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da da Bahia (Sepromi), também esteve na ocasião.
Fundado por Akua Apraku, o grupo Samba Ghana tem origem no país africano e realiza apresentações no ritmo musical. Após participar nos desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, as dançarinas do projeto estiveram no Carnaval de Salvador este ano. “É muito emocionante estar aqui e ver essa celebração. Vim de uma família de mulheres fortes e empoderadas e quero conhecer o mundo e levar um pouco da nossa representação”, contou a dançarina ganesa.
Além da participação no bloco afro, a Embaixada de Gana homenageou João Jorge, líder do Olodum, durante a folia, com um prêmio humanitário concedido por sua contribuição na promoção e preservação da cultura afro-baiana.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.