Na casa-ateliê da artista Maria Adair, na Barra, uma reunião de professores e pesquisadores de arte prenunciava o desejo de recolocar a crítica de artes visuais em evidência. Com ela estavam Cristina Damasceno, Luiz Freire, Juca Filho e Priscila Miraz, que, a partir do próximo dia 28, assinarão a coluna Olhares, no caderno dominical Muito+, do jornal A Tarde.
A cada semana, um dos novos colunistas assume o espaço de página inteira, jogando luz para um assunto de sua especialidade. A ideia para essa reunião de pensadores partiu da anfitriã, leitora assídua do jornal há muitas décadas e que sentia falta de um espaço dedicado às críticas sobre arte no centenário.
“Sou assinante desde a metade dos anos 1980 e sempre tinha uma página inteira semanal de arte, depois encerrou”, lembra a artista. “Isso está fazendo muita falta na comunidade, tanto para os artistas, porque era importante para divulgação, quanto para as pessoas que leem e ficam sabendo o que está acontecendo em termos de cultura”, disse Maria Adair.
O empresário Carlos Amorim, que tem ampla experiência em patrimônio cultural, ajudou Adair a viabilizar a coluna. “Acho que a fotografia era uma produção contemporânea e importante que deveria ser contemplada nessa página de artes visuais”, frisou ele.
eceba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.