Entre os dias 23 de outubro e 29 de dezembro, a Caixa Cultural Salvador vai exibir uma coleção com grandes registros de uma das principais fotógrafas da capital baiana. “O Povo Negro é o Meu Povo – Lita Cerqueira, 50 Anos de Fotografia” reúne diversos trabalhos da artista e também retrata a resistência do povo negro brasileiro.
Janaína Damasceno assina a curadoria da exposição e, ao falar sobre a fotógrafa, destacou uma grande particularidade de suas produções: “Lita não apenas observa o mundo; ela o vive intensamente. Seu trabalho é um reflexo de sua própria história e das histórias daqueles que ela imortaliza através de suas lentes”
“Ela consegue capturar a essência de cada pessoa, cada momento, com uma sensibilidade única. Lita é uma guardiã da memória do nosso povo”, completou Lu Araújo, responsável pela coordenação geral da mostra, que apresenta fotos selecionadas dentre 50 mil fotos do acervo da artista, registradas nos séculos XX e XXI.
Lita Cerqueira está completando 50 anos de atuação na fotografia e foi uma das primeiras fotógrafas negras do país. Com fotos pertencentes ao Acervo da Biblioteca de Paris, a artista baiana participou de exposições em diversos países da Europa, além de obras exibidas atualmente em São Paulo e Belo Horizonte.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify