Estúdio de Podcast
Estúdio de Podcast. Foto: Reprodução.

Com o objetivo de identificar as motivações para o consumo de podcasts, o Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), formado por professores e alunos da ESPM, realizou uma pesquisa que apontou que, atualmente, 68% dos respondentes consomem algum tipo do produto audiovisual. Segundo as análises, os principais motivos que causaram o aumento foi a procura de estudo e aprender algo novo. Com isso, os que mais conseguem audiência são os que se encaixam nos formatos de bate-papo (com 58%), entrevista (com 16%) e jornalístico (com 11%).

A pesquisa aborda a preferência sobre a duração dos programas. Entre os jovens de 18 a 25 anos, 36% optam por podcasts de até uma hora, enquanto 29% preferem que se estenda até no máximo duas horas. Humor é o gênero que mais chama a atenção de 65% do público feminino e 35% do masculino. Por sua vez, os programas sobre negócios têm 65% dos consumidores masculinos.

Temas de tecnologia, educação, arte, moda e história possuem interesse de até 5% do público, enquanto ciência, negócios, cultura e esportes correspondem a 10%. A pesquisa também aponta que a maior parte dos respondentes preferem ouvir podcasts gravados e 21% escolhem ouvir enquanto realizam outras tarefas.

Microfone
Microfone. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.