Projeto Nascentes do Oeste, da Aiba. Foto: Divulgação/Aiba.

Com mais de 100 nascentes recuperadas, o projeto Nascentes do Oeste, liderado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com os produtores rurais do Oeste do Estado, está avançando para sua quarta fase. A iniciativa tem como principal objetivo preservar águas e nascentes para o uso equilibrado dos recursos do meio ambiente.

Nesta próxima etapa, os municípios de Cotegipe e de Tabocas do Brejo Velho terão acordos de Cooperação Técnica firmados, sendo contemplados com as recuperações. Já no município de Cocos, serão recuperadas nascentes da localidade de Cabeceira da Vereda do Jacaré, onde se busca aumentar a produção de água que abastece mais de 80 famílias.

Segundo Artur Ribeiro, analista ambiental da Aiba, para recuperar as nascentes ou veredas é preciso conhecê-las. “Levar esse conhecimento para as pessoas é o papel do Projeto Nascentes do Oeste, que, além disso, busca unir esforços com as prefeituras, comunidades e produtores rurais para a recuperação destes recursos hídricos”, afirma.

Os métodos aplicados para a revitalização e aumento da vazão de água nas nascentes são aplicados a partir do diagnóstico local. Dentre elas, estão a construção de uma caixa filtrante que recobre a nascente, evitando o assoreamento; reflorestamento e cercamento das nascentes. Além disso, a comunidade das cidades abraçadas pelo projeto recebem ações de Educação Ambiental, com palestras, aulas e oficinas.

Projeto Nascentes do Oeste, da Aiba. Foto: Divulgação/Aiba.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.