O prefeito Bruno Reis e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, lançaram nesta segunda-feira (16) o Programa Salvador do Futuro, durante evento realizado no edifício da Neonergia, na Praça da Sé. Uma das principais ações da iniciativa é a criação do novo campus do Senai Cimatec Digital, no segundo andar do edifício.
Um termo de compromisso para implantação da unidade de ensino foi assinado. O Cimatec Digital visa atrair e formar talentos digitais promovendo o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica prioritariamente no Centro Histórico de Salvador. A escola vai oferecer sete áreas de formação: Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Digitalização, Computação Quântica, Games e Multimídia e IoT. A estimativa é que a estrutura funcione a partir do primeiro semestre de 2024. O investimento é de R$ 7 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos.
“Esse era um compromisso do nosso plano de governo: implantar uma escola digital para formar mão de obra nessa área. Hoje, os números apontam que há no Brasil 10 milhões de desempregados, sendo que há 800 mil vagas sem mão de obra preparada para assumir esses postos. Por isso, fomos buscar na academia o que tinha de melhor. O Senai Cimatec possui uma série de iniciativas nessa área de tecnologia, com ampla expertise e know-how”, afirmou Bruno Reis.
Presente no lançamento do programa Salvador do Futuro, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, comemorou a parceria entre o Senai Cimatec, Prefeitura e Coelba para a implantação da nova escola digital. “Juntos, a gente sempre tem capacidade de fazer mais e melhor. Vamos desenvolver talentos e exportar serviços. Mas essa iniciativa não se trata apenas de formação de pessoal, mas de facilitar a atração de novos investimentos. E como é que a gente faz isso? Criando aqui um ambiente favorável de inovação de startups e de empreendedorismo da economia circular e criativa”, disse.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.