Como noticiamos aqui, o deputado Rodrigo Maia foi expulso do DEM nesta terça-feira (15). Através das redes sociais, o político confirmou o fato e atacou o presidente atual do partido, ACM Neto. “O DEM decidiu me expulsar de seus quadros. O presidente Torquemada Neto, usando seu poder para tentar calar as merecidas críticas à sua gestão, tomou essa decisão”, escreveu Maia.
“É lamentável o caminho imposto pelo Torquemada ao partido. Não só por isso, mas também pela sua deslealdade e falta de caráter, pedi a minha desfiliação. O partido diminuiu. Virou moeda de troca junto ao governo Bolsonaro. Agora é virar a página e juntar forças para desenvolver um projeto de desenvolvimento do Brasil e em prol dos brasileiros”, completou ele.
O personagem Torquemada Neto, que é como Rodrigo Maia chama ACM Neto, faz referência a Tomás de Torquemada, que ficou conhecido na história como o Grande Inquisidor, e que difundia na Espanha que os judeus não eram confiáveis e que o país ‘precisava’ possuir apenas sangue puramente cristão.
O DEM decidiu me expulsar de seus quadros. O presidente Torquemada Neto, usando o seu poder para tentar calar as merecidas críticas à sua gestão, tomou essa decisão. É lamentável o caminho imposto pelo Torquemada para o partido.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) June 15, 2021