Carteira de trabalho. Foto: Gilson Abreu/AEN.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), apontam Salvador como líder em geração de empregos na região Nordeste e 4ª colocação no ranking nacional nos três primeiros meses deste ano. Entre 1º de janeiro e 31 de março de 2025, a capital baiana registrou 83.065 admissões e 69.144 demissões, um saldo positivo de 13.921 empregos formais. A âmbito nacional, a cidade ficou atrás de São Paulo, Brasília e Curitiba. O setor de serviços foi o principal motor do crescimento, com a criação de 10.696 novas vagas formais. A construção civil veio em segundo lugar, com 3.116 admissões, seguida pela indústria, que gerou 1.255 postos de trabalho.

Para Giovanna Victer, secretária da Fazenda, o crescimento reflete a retomada econômica de Salvador, impulsionada por incentivos tributários e investimentos públicos e privados em setores estratégicos. “Esse crescimento contínuo é resultado direto da retomada econômica que estamos vivenciando, especialmente com a abertura de novas empresas e investimentos em áreas como construção civil, indústria, turismo e serviços. Esses setores são essenciais para fortalecer nossa economia local e gerar mais empregos para a nossa população”, destacou.

“Temos ainda todo um trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura para posicionar Salvador como um destaque no cenário nacional do turista, buscando atrair visitantes e movimentar esse setor. Vamos trabalhar diversos setores que são de grande potencial como economia criativa, saúde, logística e economia do mar. A própria criação de uma secretaria para cuidar especificamente da economia do mar é a prova de que a gente tem trabalhado esse segmento de forma muito estruturada”, afirmou Mila Paes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

Carteira de trabalho digital. Foto: Marcelo Camargo.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify