Mergulhando com tudo na música brasileira ao valorizar sua diversidade, misturar diferentes estilos e incentivar o público a se deparar com o novo, Salvador recebe a 7ª edição do Festival Radioca. O evento vai acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro, com 10 shows, cinco a cada dia, na Fábrica Cultural, no bairro da Ribeira, com programação iniciada às 14h30. Com isso, a proposta é de que o público possa acolher toda a grade montada pela curadoria, que coloca a produção musical contemporânea do país como protagonista de um evento dependente de música. Essa edição do festival, tem produção da Tropicasa Produções e patrocínio de Devassa e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Os destaques são para a banda mineira Pato Fu, que comemora 30 anos de carreira ininterrupta, a banda pernambucana Mestre Ambrósio, uma das mais importantes do movimento Manguebeat, o paraibano Chico César, com show inédito em Salvador, e a carioca Mahmundi, que vem pela primeira vez a Salvador com seu pop contemporâneo. Além disso, a fim de sempre garantir a presença de nomes da potente cena musical baiana, o festival vai receber três shows baianos: Dr. Drumah, Aguidavi do Jêje e o coletivo Outras Vozes. “A curadoria encara o desafio de trazer artistas que nunca vêm aqui, ou shows inéditos, e equilibrar isso com a diversidade de gêneros, de lugares, música instrumental, além de garantir presença de artistas novos e veteranos. É esse equilíbrio de vários elementos que dá a cara do que é o Radioca”, resume o jornalista Luciano Matos, que assina a curadoria junto com a produtora cultural Carol Morena e os músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge.
Com seis edições já realizadas desde 2015, o Festival Radioca busca apresentar artistas e acontecimentos musicais relevantes, enquanto escapa de obviedades e antecipa tendências. “Criar essa oportunidade é algo que a gente faz questão de cumprir. Dr. Drumah, apesar de baiano, nunca fez o show do seu novo disco em Salvador, Juliana Linhares também não trouxe a turnê de seu elogiado álbum de estreia, a banda Luneta Mágica nunca veio à Bahia. Achamos importante contribuir para o cenário musical, que às vezes fica muito repetitivo, caindo na mesmice”, afirma Luciano.
Confira a lista de atrações:
Sábado (16 de dezembro): Pato Fu (MG) + Mahmundi (RJ) + Juliana Linhares (RN) + Dr. Drumah (BA) + Outras Vozes (BA).
Domingo (17 de dezembro): Chico César (PB) com participações especiais de Mestre Damasceno (PA) e Vanessa Melo (BA) + Mestre Ambrósio (PE) + Mãeana (RJ) + Luneta Mágica (AM) + Aguidavi do Jêje (BA)
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.