A estação mais quente do ano é também a mais aguardada entre os soteropolitanos e aqueles que desejam conhecer Salvador. Com a proximidade do início do verão já é possível notar o aumento no fluxo de pessoas na cidade, especialmente no Centro Histórico e nos cartões postais da capital baiana. Segundo dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a expectativa para a temporada de verão de 2025 é de 3,4 milhões de visitantes, superando em 6% os números de 2020.
Para Pedro Tourinho, secretário da pasta cultural, os números são resultado de um trabalho em conjunto da gestão para incentivar a atividade turística da cidade. “A expectativa do turismo em nossa cidade ultrapassar os números pré-pandemia, além de ser um marco simbólico, representa também a certeza de que estamos no trabalhando na direção certo”, afirmou.
O titular da secretaria destaca os novos espaços de visitação da cidade, ampliando as possibilidades de passeio dos turistas. “Inauguramos equipamentos culturais que fazem com que os turistas fiquem mais tempo na cidade e tenham opções alternativas às praias. Estabelecemos um calendário cultural no Centro Histórico, com a Orkestra Rumpilezz, Gerônimo no Passo e os AfroCortejos, para fortalecer ainda mais a região”, pontuou.
As projeções para a receita turística do verão 2025 em Salvador, indicam um aumento de quase 70% em comparação a 2020 em valores gastos pelos turistas na cidade. Em dezembro de 2024, esses gastos tiveram um aumento de cerca de 50% com relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a pesquisa apresenta dados sobre a movimentação aérea da cidade, que observou um crescimento na oferta de voos internacionais. A previsão é que mais de 2,6 milhões de passageiros passem pelo aeroporto, caso não haja alteração nos índices de ocupação das aeronaves em relação à média anual.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify