Neste domingo (21), vai acontecer a primeira edição do Festival de Literatura do Salvador, que será realizado na Estação Café, na Praça Central do Salvador Shopping. Com idealização e curadoria da jornalista, Carmen Peixoto, o evento busca incentivar o hábito da leitura, focando na literatura negra, e servir como um prólogo para a Bienal do Livro Bahia, que acontecerá no dia 26 de abril. Ambos os festivais consolidaram uma parceria e vão compartilhar do mesmo tema: “As Histórias que a Bahia conta”.
A programação contará com uma roda de conversa com o escritor, ator e criador de conteúdo, Deko Lipe, e o autor, poeta e educador, Anderson Shon, com mediação de Gabrielle Carvalho. Já os jovens, Kalypsa Brito e Bruno Costa, vão realizar uma contação de histórias do livro “Kaiode e a árvore das memórias” e uma oficina de desenho.
Em seguida, o público vai assistir uma roda de conversa com o jornalista, apresentador e escritor, Ricardo Ishmael, o ator e afrochefe, Jorge Washinton, e atriz e diretora teatral, Cássia Valle. Além disso, o pedagogo e idealizador do termo literário Afrofantástica, Marcos Cajé, vai contar sobre a sua trajetória profissional, citando as suas obras infanto-juvenis. O também mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, vai estar acompanhado do roteirista, escritor, autor e diretor artístico, Elisio Lopes Jr, e da historiadora, professora e colunista, Lorena Ribeiro.
As atrações também incluem uma oficina imersiva de produção de bonecas Abayomi com a profissional, Caroline Lima, e um recital de poesia com a jovem Carla Silva. Na sequência, acontecerá a apresentação cultural “Diálogos sobre Oratura: a tradição oral é honrada de geração em geração”, com Vó Cici e Mário Omar. Ambos, vão abordar a importância dos contos e explicar a narração contemporânea atualmente. Por fim, às 19h, o festival vai trazer a apresentação do Sarau de Dandê Azevedo, musicista, poeta e cantor lírico que possui na sua trajetória a ancestralidade, a resistência e a força através da música.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.