Milhões de jovens estão invisibilizados da vida pública. Com a crise climática, o conflito global e as desigualdades geracionais à solta, as contribuições, perspectivas e representação da juventude são mais do que nunca necessárias. Quase metade da população mundial tem menos de 30 anos. No entanto, eles representam apenas 2,6% dos parlamentares em todo o mundo. A idade média de um líder mundial é atualmente de 62 anos.
Os jovens têm o direito de serem incluídos nas decisões políticas que os afetam, no entanto, inúmeras barreiras impedem essa participação. A The Body Shop, que em Salvador é franqueada pelos empresários Louise e Roger Gomes, e a representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Juventude, Jayathma Wickramanayake, estão colaborando para mudar esse cenário por meio da campanha global “Be Seen. Be Heard” para amplificar as vozes dos jovens na vida pública.
A campanha procura criar mudanças estruturais de longo prazo para que a tomada de decisões seja mais inclusiva para os jovens. Junto com a campanha, foi divulgado o relatório “Be seen, Be Heard: Entendendo a participação política dos jovens”. O relatório é uma fotografia de um momento crítico para entender preconceitos e barreiras estruturais que impedem os jovens de participar da vida pública, juntamente com recomendações para enfrentar esses desafios em benefício das sociedades em todo o mundo.
Inclui resultados da maior pesquisa já realizada pela The Body Shop em dezembro de 2021, cobrindo 26 países com 27.043 entrevistados no total, mais da metade dos quais tinham menos de 30 anos. Os dados mostram que 82% das pessoas participantes concordam que os sistemas políticos precisam de reformas drásticas para se adequarem ao futuro. Em geral, 84% das pessoas descreveram os políticos com foco em “interesses próprios” e 75% das pessoas acham que os políticos são corruptos.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.