
No dia 9 de outubro, a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (AHSEB) vai promover um encontro focado em como transformar a experiência do paciente em um processo mais humano, acolhedor, seguro e inovador. O Seminário Na Pele do Paciente II vai reunir gestores, profissionais e especialistas para discutir práticas e estratégias que vêm redefinindo a saúde com o paciente no centro do cuidado. A programação contará com palestras, painéis, apresentação de cases, debates e momentos de networking.
A segunda edição amplia o debate com novos temas que reforçam a importância da humanização nos serviços de saúde e a centralidade do paciente em todo o processo de cuidado. O objetivo é promover a troca de experiências entre diretores, gestores e profissionais da saúde e discutir caminhos para aprimorar a qualidade do atendimento e a entrega de valor ao paciente. As inscrições estão disponíveis através do site da AHSEB.
“Acreditamos que colocar o paciente no centro é fundamental para avançarmos na humanização e na personalização dos atendimentos, considerando tanto as necessidades clínicas quanto o cuidado com o lado humano. Esta é também a oportunidade de reunir em nosso estado especialistas locais e nacionais para debater temas estratégicos e relevantes, fortalecendo os nossos associados e contribuindo para o desenvolvimento do mercado baiano”, destacou o presidente da AHSEB, Mauro Adan.
Programação
Pela manhã, o público acompanhará apresentações como a da advogada e consultora Fabiani Borges que abordará o tema ‘Compartilhamento de Dados do Paciente: O Que Pode ou Não Pode’, trazendo uma análise sobre as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor de saúde. Em um momento de forte digitalização e uso crescente da inteligência artificial, a especialista vai mostrar como hospitais, clínicas e instituições de saúde podem lidar com os limites legais e éticos do uso de informações sensíveis, destacando os riscos e também as soluções.
No turno da tarde, a programação tem como um dos destaques a palestra da oncologista Clarissa Mathias, médica da Oncoclínicas Bahia, líder do Cancer Center Hospital Santa Izabel e membro do conselho da ASCO – American Society of Clinical Oncology, que abordará o ‘Cuidando do Indivíduo: A Interconexão entre Corpo, Mente e Espírito’. Sua proposta é mostrar como a integração de aspectos emocionais e espirituais ao tratamento clínico pode transformar a jornada do paciente oncológico.
O seminário contará ainda com a participação de nomes como Clóvis Queiroz, diretor de Relações do Trabalho e Sindical da Confederação Nacional de Saúde; Augusto Cruz, sócio da AC Sustentabilidade & Governança; Camila Oubinha Duran, arquiteta da Santa Casa da Bahia; Karen Reis Carvalho; representantes do A.C.Camargo Cancer Center; Lucas Andrade, VP de Estratégia da Florence; e José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify