O monumento em homenagem a Maria Felipa, heroína da Independência do Brasil na Bahia, foi inaugurado pela Prefeitura de Salvador na manhã desta quinta-feira (27). A entrega foi realizada na Praça Cairu, no Comércio, com a presença do prefeito Bruno Reis, do secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, dentre outras autoridades municipais.
A criadora da obra é a artista soteropolitana Nádia Taquary, que destacou a importância de homenagear uma mulher negra. “Monumentalizar Maria Felipa é de fundamental importância, especialmente numa cidade como Salvador, de população majoritariamente negra, onde as mulheres negras são centrais nas dinâmicas familiares, econômicas e sociais como importantes agentes históricos”, disse.
“Que os acessos sejam uma realidade, que olhares para a nossa história possam ser enriquecidos e ampliados e que muitas Marias Felipas sejam vistas e valorizadas”, completou a artista.
A inauguração do monumento acontece no mês em que é comemorada a Independência do Brasil na Bahia e o Julho das Pretas. Com a entrega da obra, a mulher negra, marisqueira e estrategista de guerra passa a ser eternizada como uma das principais heroínas do 2 de Julho.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.